Associação Comunitária de Desenvolvimento de Candeal – ACDC é uma instituição sem fins lucrativos, de atividades em defesa de direitos sociais, apartidária, criada com objetivo de implantar ações que buscam garantir os direitos humanos, sociais e políticos de homens e mulheres, por meio de realização de projetos de intervenção que promovam a melhoria das realidades locais apresentadas.
A ACDC é uma instituição que foi idealizada a partir da emergência de problemas locais, especialmente em comunidades de baixa renda, acreditando em soluções que podem partir de ações coletivas, que despertam nos sujeitos a consciências dos seus direitos individuais, sociais, civis e de sujeitos produtivos, em prol do desenvolvimento local, com vistas no global. Esta Associação tem como foco o sujeito, como ser social que se constrói coletivamente e de forma solidária, despertando para seu papel enquanto sujeitos de direitos sociais, priorizando aqueles em situação de vulnerabilidade, contemplando comunidades do campo ou urbanas, para que ações inclusivas sejam propostas para melhorias nos diversos contextos apresentados.
A ACDC foi fundada em 12 de fevereiro de 1999, tem sede na Praça Nossa Senhora Aparecida, s/n, Fazenda Candeal II, Distrito de Matinha, Município de Feira de Santana- Bahia, CNPJ n.º 04.011.793/0001-03. Tem 20 anos de atuação no desenvolvimento de ações sociais, priorizando especialmente, as comunidades de baixa renda localizadas em nosso Estado. Sua sede encontra-se ainda em seu local de origem, em um município estratégico da Bahia localizado no Portal do Sertão, sendo considerada uma cidade entroncamento que estende fronteiras aos diversos municípios e regiões da Bahia.
A ACDC é sensível à necessidade de conhecimento das realidades sociais locais, buscando o diálogo social para que as demandas emergidas dessas localidades sejam contempladas por meio de projetos de intervenção que tenham compromisso com a mudança, sempre em prol do desenvolvimento local territorial/ regional, respeitando as diferenças sociais, ambientais e culturais que fazem parte da diversidade e heterogeneidade do nosso estado. Nessa perspectiva, trabalha diretamente em diálogos comunitários para consolidação de projetos articulados também às esferas governamentais, nos âmbitos federal, estaduais e municipais. Sua manutenção está pautada no desenvolvimento de parcerias para elaboração, implementação, monitoramento e acompanhamento de projetos sociais em parceria com instituições públicas e privadas, focadas especialmente em atividades em defesa dos direitos sociais.
Atualmente, a ACDC vem sendo dirigida por um grupo de 12 mulheres que estão empenhadas em discutir e valorizar seus direitos, promover ações que visam a autonomia das mulheres moradoras do quilombo de Candeal II bem como promover as discussões referentes aos direitos do povo negro e quilombola. Assim, a bandeira de luta atual da ACDC vem sendo ampliada ao longo de seus vinte anos de trajetória. Vimos realizando ações para melhoria na qualidade do ensino, principalmente no que tange às práticas de leitura e escrita. Há cinco anos iniciamos a realização de atividades que valorizam a identidade da comunidade, tais como a comemoração do aniversário do patrono da escola, “Retalhos de História”, um morador local, e a realização da Semana da Igualdade Racial por notarmos que a cultura negra quilombola de nossa comunidade, bem como nossa história, não se fazia presente no currículo escolar. Nos dedicamos também a atividades culturais em parceria com a igreja católica e com a Associação Cultural, tais como a realização do Arraiá da Alegria, dentre outras ações. Tem sido uma diretriz para a atual gestão da ACDC, a busca de projetos que proporcione, inclusão social e produtiva, principalmente de nossos jovens e mulheres, bem como projetos e ações que problematizam o ser no quilombo e no mundo.
Associação Comunitária de Desenvolvimento do Candeal II (ACDC) é atuar na defesa dos direitos sociais da comunidade, especialmente nas questões de raça e gênero, e na preservação e valorização dos seus bens naturais e patrimônio ambiental, mobilizando a comunidade e a sociedade para o cuidado dos recursos locais e o compromisso social e político com o território, como revelado pelo Facebook da ACDC e por um estudo do Studies Publicações.
Enfatiza a importância da cultura negra e da literatura que a tematiza de forma positiva.
Enfatiza a importância da cultura negra e da literatura que a tematiza de forma positiva.
Fomenta a união e o desenvolvimento pessoal e coletivo, fortalecendo os laços da comunidade.
Reconhece e valoriza os saberes e práticas tradicionais transmitidos pelos mais velhos.
Baseia-se na prática de escutar quem está na ponta, buscando construir alternativas culturais, econômicas e sociais para a comunidade.
Trabalha para garantir a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar físico, social e psicológico dos membros da comunidade.
Empodera Quilombo
Orgulho de ser Quilombola
Equipe de Atendimento
Olá, como podemos te ajudar?
Desenvolvido pelo Elementor