QUEM SOMOS
A Biblioteca Comunitária Cultivando Sonhos surge através da iniciativa a leitura na praça em 2013, objetivando despertar nas crianças o hábito da leitura. Assim, surgiu essa iniciativa, que iniciou com livros que abordavam sobre a nossa história e cultura. Desde então, o projeto foi se ampliando em números de participante e acervo. na pandemia a comunidade se viu abandonada em relação a acesso a educação, e a ideia da Biblioteca surge como verdadeira farol que iluminou a vida de mãe e crianças que não tinham a oportunidade de acesso à educação formal. então nasce a Biblioteca Comunitária Cultivando Sonhos,que promove o letramento racial,e múltiplos letramentos diversificadas, tendo como ponto de partida a literatura afrocentrada.
A Feira das Marias surgiu em 2018, a partir dessa vivência e experiências de Mulheres do quilombo Candeal II, com a produção agroecológica em seus quintais. A ideia inicial era de incentivar o consumo de alimentos saudáveis, e impulsionar a diversificação da produção e, consequentemente, promover a autonomia financeira das mulheres. Dessa maneira, a Feira surge como meio de comercialização do excedente da produção dos quintais, assim promover a geração de renda, compartilhamento de saberes e o incentivo a economia popular e solidária.
o objetivo é fomentar a criação de galinhas caipiras de forma orgânica, possibilitando o desenvolvimento rural através de práticas sustentáveis, garantindo a produção e consumo de alimentos saudáveis, fortalecendo práticas de cultivo orgânico e a soberania alimentar. O projeto destina-se às famílias da comunidade de modo geral, incentivando a diversificação da produção orgânica a partir da criação de pequenos animais, o reaproveitamento de sobras de hortaliças para alimentação dos animais e o aproveitamento do estrumo para adubação da própria roça.
O Frutos da Galinha foi implementado em 2019 e é um subprojeto do Bahia Produtiva2, projeto do governo do Estado da Bahia, que traz como um de seus objetivos fortalecer a capacidade das associações comunitárias/organizações para elaborar e implementar e gerir os subprojetos. A experiência do Candeal tenta alcançar este objetivo. Lideradas pela ACDC, o grupo de beneficiárias decidiu como o recurso seria investido, quais seriam as contrapartidas. Paralelo a este processo, elas vêm passando por capacitações voltadas para a criação orgânica de galinha caipira. Devido à pandemia, o projeto teve suas atividades suspensas em 2020, mas já foram retomadas e está na fase de construção dos galinheiros.
Ginga do Destino: Projeto que nasce no ano de 2018, a partir da necessidade de inserção de crianças e adolescentes em atividades socioeducativas, através da prática da capoeira, além de valorizar a cultura e identidade negra quilombola, é um incentivo a práticas que favorecem para manter a saúde física e mental.
Ritmo do Samba: Projeto que visa a formação de uma nova geração de sambistas, (canto e instrumentos) voltada para a cultura quilombola. Atualmente o projeto vem realizando aulas semanais e tem como um dos objetivo promover a aprendizagem rítmica, valorizando instrumentos da musicalidade popular como pandeiro, atabaque, canto e, assim, cativar o gosto pela cultura do samba de roda na comunidade.
Café com Beiju é um projeto que reúne a prática produtiva ancestral e a práticas culturais e identitárias dos quilombo Candeal II, o objetivo é através da musicalidade e poesia e práticas produtivas, promover um encontro entre as gerações, fortalecendo vínculos intergeracionais, afetividades e cuidado. Junção de momentos que enaltece a musicalidade,através do canto, da poesias e da prosa, tudo isso, regado ao café, chá acompanhado de beiju e muita descontração. Um espaço composto e criado de nós para nós, para dialogar e compartilhar as vivências ancestrais.
O projeto de dança afro é uma oportunidade para homens e mulheres expressarem sua corporeidade através da dança, unindo assim, movimento ancestral e contemporâneo, proporcionando um maior contato com nossa história e cultura, negritude, potência e resistência.
O UNIBANCO apoia as ações da ACDC, através do Edital de Fortalecimento Institucional — Equidade Étnico-racial na Educação, as atividades formativas, que norteiam a missão da instituição que é atuar na defesa dos direitos sociais, prioritariamente na questão racial e nas questões de gênero, considerando as implicações desses temas nos direitos humanos, na educação, saúde, mundo do trabalho e nas políticas públicas. Aqui situam-se ações de fortalecimento da gestão institucional.
O objetivo desta parceria é dar continuidade às edições da Feira das Marias, que consiste em realizar Feiras quinzenais para a comercialização de produtos agroecológicos da comunidade Quilombola Candeal II, promover inclusão sócio produtiva e valorização dos empreendimentos da economia popular e solidária, fortalecer a agricultura familiar quilombola, artesanatos e serviços dentro da própria comunidade integrando à Feira atividades culturais e momentos de vivência e imersão na comunidade potencializando as ações para o turismo de base comunitária.
O objetivo desta parceria é fomentar a Feira das Marias e o turismo étnico comunitário no Quilombo Candeal II, a partir da realização de Feiras para a comercialização de produtos agroecológicos da comunidade Quilombola fazenda Candeal II, assim como o desenvolvimento de atividades etno turísticas na comunidade, e valorização dos empreendimentos da economia popular e solidária, fortalecer a agricultura familiar quilombola, artesanatos e serviços dentro da própria comunidade integrando à Feira atividades culturais e momentos de vivência e imersão na comunidade potencializando as ações para o turismo de base comunitária.
Empodera Quilombo
Orgulho de ser Quilombola
Equipe de Atendimento
Olá, como podemos te ajudar?
Desenvolvido pelo Elementor