O Empodera Quilombo propõe a celebração do mês da mulher numa perspectiva afrodiaspórica,do ser mulher quilombola, a partir das manifestações artísticas e culturais do Quilombo Candeal II, enfim um verdadeiro carnaquilombo. Além do caráter formativo de valorização cultural, proporcionando uma verdadeira reflexão sobre o Ser mulher da roça, negra e quilombola.
Evento que demarca a história de organização coletiva, resistência e luta pelo direito de conquista à terra, o que ocasionou um dos maiores conflitos agrários da região de Feira de Santana, nas décadas de 1966 a 1980, do século passado, o que culminou na morte do agricultor Sr. Joaquim Pereira dos Santos. E é a partir desta luta que a comunidade se firma enquanto um espaço de formação, emancipação sociorracial e impulsiona a reafirmação de sua identidade negra quilombola.
O Arraiá do Quilombo Candeal é uma festa tradicional presente na comunidade há muitos anos. Uma festa onde é celebrada os festejos juninos, reunimos diversas famílias para cantar, comer, dançar, e se alegrar, prestigiando as apresentações de quadrilha: Arraiá da Amizade, que é a quadrilha mais antiga da comunidade, a Arraiá da Criançada, e o Arraiá da terceira Idade . Então, assim, é uma festa para nossa comunidade.
O Evento do Julho das Pretas tem por objetivo celebrar o dia 25 de Julho – Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, nosso evento nos leva a refletir sobre o papel das mulheres negras dentro da sociedade racializada, lutas por direitos, por reparação e bem viver coletivo das mulheres negras e quilombolas.
A Semana da Igualdade Racial é um espaço formativo, de celebração das lutas do povo preto afrodiaspórica, o evento faz alusão ao Revolta de Búzios, objetivando o fortalecimento do debate sobre identidade negra e quilombola, garantia de direitos: a educação, território,saúde bem como reafirmação da luta contra o racismo e todo forma de preconceito.
A cavalgada é um evento, uma manifestação cultural e religiosa que ressalta os trabalhos de homens e mulheres negras na lida do campo, une cavaleiros e amantes da cultura em torno da comunidade em um só propósito celebrar a cultura: manter viva a devoção e as tradições do nosso povo. O evento é realizado a partir da parceria entre a ACDC, grupo de Cavaleiros, Comerciantes locais e comunidade Católica local.
No mês de novembro dedicamos as atividades de rememorar a história e luta do povo afro,o Novembro Negro celebramos a memória de nossos ancestrais que lutaram pela nossa liberdade e pela continuidade de nossa existencia, numa celebração de ancestralidade, identidade, espiritualidade e cultura.Reafirmando nossa identidade, cultura, nossas tradições e a autonomia.
Evento que a comunidade celebra o Natal de forma diferente, promovendo um verdadeiro momento de encontro dinâmico de descontração, confraternização, alegria e união, onde celebramos junto o espírito natalino!
Empodera Quilombo
Orgulho de ser Quilombola
Equipe de Atendimento
Olá, como podemos te ajudar?
Desenvolvido pelo Elementor