Grupos Culturais

Grupos que fortalecem a comunidade,
ampliam direitos e cultivam futuro no Quilombo Candeal II.

Roda de Versos

O grupo da Roda  de Versos na Boca da  noite é  formado por um grupo de idosos  da nossa comunidade, uma manifestação cultural presente na memória coletiva, uma verdadeira potência da tradição oral de nosso povo, com as cantigas de rodas presente no dia a dia da vida e labuta do povo preto candealense e que vem sendo passada para as novas gerações, reafirmando o ser quilombola.

Ginga do Destino

Grupo formado através do grupo de capoeira como prática recorrente entre os moradores da comunidade e,retomar essa prática cultural  é oportunizar a crianças,adolescentes e jovens da comunidade uma possibilidade de envolvimento com a cultura de forma  física e intelectual. 

Frutos Quilombolas

O grupo dos Frutos Quilombolas surgiu quando a associação disponibiliza aulas de instrumentos musicais para crianças e adolescentes da comunidade, de instrumentos, visando dar continuidade da tradição do samba na comunidade, a ideia é de  continuar  expressando a cultura,  unindo a tradição  samba às inovações musicais do  quilombo.

O Frutos da Galinha foi implementado em 2019 e é um subprojeto do Bahia Produtiva2, projeto do governo do Estado da Bahia, que traz como um de seus objetivos fortalecer a capacidade das associações comunitárias/organizações para elaborar e implementar e gerir os subprojetos. A experiência do Candeal tenta alcançar este objetivo. Lideradas pela ACDC, o grupo de beneficiárias decidiu como o recurso seria investido, quais seriam as contrapartidas. Paralelo a este processo, elas vêm passando por capacitações voltadas para a criação orgânica de galinha caipira. Devido à pandemia, o projeto teve suas atividades suspensas em 2020, mas já foram retomadas e está na fase de construção dos galinheiros.

Dance Quilombo

O grupo Dance Quilombo deu início no mês de novembro de 2024, formado por crianças e adolescentes para valorização da cultura afro e quilombola da comunidade, através da dança afro, expressam autonomia, movimentos, arte, negritude e reafirmação da identidade.

© 2026 Empodera Quilombo | Todos os Direitos Reservados